Página inicial!
 
 
 
 
HISTÓRIA
 

Aci del-Rei - uma trajetória de sucesso

Aci del-Rei - uma trajetória de sucesso

Com o desenvolvimento do comércio, a inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) (1881) e a Proclamação da República (1889), os comerciantes locais sentiram o desejo de reunir os Empregados do Comércio para defender seus interesses.

A Rua Artur Bernardes era o coração do comércio em São João del-Rei no início do século XIX.

Primeiros passos

Primeiros passos

Os comerciantes: Diogo Nezi, Manoel Soares Azevedo, Joaquim Ernesto Cunha e Avelino Guerra, no dia 15 de dezembro de 1902, reuniram-se na Confeitaria Glória e lançaram as bases para a fundação da entidade.





 

Manuel Soares de Azevedo foi um dos idealistas da Associação, tornando-se presidente da entidade mais tarde.

Associação dos Empregados no Comércio

Associação dos Empregados no Comércio

Em primeiro de janeiro de 1903, organizaram-se como associação beneficente, instrutiva e comercial. Nasce a “Associação dos Empregados no Comércio de São João del-Rei”. Na época, a maioria dos proprietários eram os próprios funcionários dos estabelecimentos, por isso, a nomenclatura "empregados do comércio".

Sede da Associação dos Empregados no Comércio

Primeira eleição: 19 de abril de 1903.

Primeira eleição: 19 de abril de 1903.

Em quatro meses de atuação  foi aprovado o estatuto, elegendo-se a primeira diretoria. Presidente: Francisco de Paula Miranda. Vice: Lauro Almeida Cunha. Secretários: Joaquim Roque Teixeira e Joaquim Ernesto Cunha. Tesoureiro: Manoel Soares Azevedo. Procurador:  Avelino Guerra. Bibliotecário: João Pimenta Almeida.

Primeiros associados da AEC

1906

1906

Três anos depois, 1906, deixou de funcionar. André Bello, escritor e fotógrafo da época relatou em seu livro de 1918: "três anos, mais ou menos, depois, deixou a associação de funcionar. Fato esse assas doloroso em um meio civilizado como São João del-Rei, onde a classe comercial é grande e distinta".

Reorganização

Reorganização

10 anos se passaram e em 14 de maio de 1916, a Associação se reorganiza, recebendo novo sopro de vida. Em Assembleia Geral, com a presença de 136 sócios, passou a sede da associação a funcionar no prédio que pertenceu à filarmônica são-joanense, (à rua municipal). Entre as finalidades do associativismo daquela época estavam a assistência médica, farmacêutica e jurídica aos seus sócios; manter um gabinete de leitura e uma escola comercial.

Associação Comercial de São João del-Rei

Associação Comercial de São João del-Rei

Cinco anos depois, em 14 de novembro de 1921, reuni-se em assembleia geral afim de ser mudado o nome, passando a ser “Associação Comercial de São João del-Rei”. O nome antigo já não caberia mais, pois nada tinha a ver com "empregados" ou assalariados no sentido moderno.

Nova sede

Nova sede

Em 1930 começou a construção da sede. Dois anos após, 31 de janeiro de 1932, é inaugurado o edifício. A sede era moderna e espaçosa.  Hoje ainda é considerada um importante acervo arquitetônico da cidade. É fonte de recordações importantes daqueles que passaram à frente da entidade.

Grandes Feiras

Grandes Feiras

Juntamente com a nova sede surgiram ideias inovadoras, como organizar eventos. Duas feiras comerciais fizeram sucesso. A primeira em 1934 e outra em 1938. Essa foi uma homenagem da associação comercial a São João del-Rei, pois se comemorava o centenário e elevação a categoria de cidade. A 2ª feira de amostras contou com 38 categorias de atividades e mais de 220 expositores.  Esteve presente o governador Benedito Valadares, que na época inaugurou o obelisco e a ponte que leva seu nome.

 

Catálogo da II Feira de Amostras de SJDR - 1938

Investindo na Educação

Investindo na Educação

Em 1948 a Associação deixou um grande legado com a criação da  "Escola Técnica de Comércio Tiradentes". Seus dois primeiros anos iniciais funcionaram na sede da Associação Comercial. Pioneira, a escola oferecia cursos profissionalizantes noturnos e atendia toda a região.

Pensando na Segurança e Informação

Pensando na Segurança e Informação

A Associação, na década de 50, teve tanto prestígio que chegou a manter uma guarda. A GCI (Guarda Comércio e Indústria) prestou serviços de segurança a cidade. Porém foi dissolvida e contestada pela legislação policial da época. Outra curiosidade é o jornal Diário do Comércio, que circulava pela cidade todos os dias.

Décadas perdidas

Décadas perdidas

A grande vala da Associação está entre o fim da década de 50 e início de 60. A associação passou por um período crítico. Esses anos perdidos logo foram superados porque novamente um grupo de empresários se reuniram e viram a importância e a falta que a Associação fazia para eles e para a cidade.

Mostrando a força do Comércio

Mostrando a força do Comércio

Tudo reorganizado, era importante que a ACI mostrasse sua força. Em 1973, a diretoria sentiu necessidade de voltar aos tempos áureos através das famosas feiras. Assim surgiu a III Feira Exposição Industrial da Região de São João del-Rei, realizada em 9 dias corridos. A feira também fez parte das comemorações dos 70 anos de fundação da Associação.

Abertura da III Feira

Mais um evento grandioso

Mais um evento grandioso

No outro ano, em 74, a IV feira ( Expo del-Rei) foi organizada. E como era de se esperar foi um grande sucesso.



 

Entrega de prêmios do Concurso ADF

Personagem ilustre

Personagem ilustre

São João del-Rei sempre foi marcada por personagens da história do Brasil. Um deles foi Tancredo Neves, político prestigiado, que chegou a ser eleito presidente. O fato curioso é que Tancredo chegou a ser assistente jurídico da ACI del-Rei na década final de 20. E quando governador de Minas em 84, visitou a ACI, um ano antes da sua eleição e trágica morte.

Tancredo A. Neves, 1° à esquerda sentado, na época consultor jurídico da AC.

90 anos

 90 anos

Com 90 anos de existência, a ACI del-Rei teve que se modernizar. E novos projetos foram surgindo. A profissionalização dos funcionários e a informatização não puderam esperar.

Nova casa

Nova casa

No fim de 1998 até 2000, ao lado da sede, levantou-se um novo prédio.  A inauguração no dia 05 de outubro de 2000 foi muito festejada. Hoje, os dois prédios, lado a lado, formam uma interessante moldura: um ressalta os pioneiros do passado e o outro, revela obras do presente.

Sebrae e Banco do Povo

Sebrae e Banco do Povo

Com a chegada das novas instalações, chegou também o SEBRAE, trazendo a inovação e parceria. E para facilitar créditos, o Banco do Povo.

Apoio a eventos culturais

Apoio a eventos culturais

A ACI del-Rei cada vez mais interagia com a cidade. Sempre foi prioridade apoiar eventos culturais e preservar os patrimônios da cidade. Também, interferindo quando necessário na política e ajudando a captar recursos para obras de melhorias.

FECIC

FECIC

Consciente de que é necessário fomentar a atividade econômica da cidade, a Associação apoia os empresários e os novos empreendedores. Seus gestores acreditam na potencialidade do comércio local, por isso, em 2005 lançaram a FECIC. A Feira se tornou forte e reconhecida na Região das Vertentes, atraindo milhares de visitantes todos os anos.

Passos para o futuro

Passos para o futuro

2012 foi marcante, pois a entidade mostrou a sua força ao conquistar parceiros como a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e a Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes). Achegada delas  trouxeram mais credibilidade e apoio a ações específicas. Outro passo importante foi a abertura da Associação para outras entidades da região, disponibilizando todo o conhecimento e serviços para seus associados.

Inauguração da Abrasel - fevereiro de 2013.

ACI del-Rei

ACI del-Rei

Assim, a ACI del-Rei conta parte de sua história. Por mais de um século, participando ativamente da vida econômica, social e política da cidade.  Parabenizamos a todos que passaram por essa história. Nossos 110 anos é uma homenagem a quem dedicou o seu tempo e amor. A quem contribuiu com suas ideias e com seus ideais. Para quem não desanimou e buscou sempre novas conquistas.

 
Soluções da Associal Comercial!
Serviço de Proteção ao Crédito!
CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas!
FECIC - Feira do Comércio, Indústria e Mostra Cultural de São João Del-Rei!
ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes!
 
<<    JULHO 2017    >>
D S T Q Q S S
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5
 
+ VÌDEOS
+ EDIÇÕES
Acesse o facebook da ACI! Acesse nosso canal no youtube!


CENTRAL DE RELACIONAMENTO

(32) 3379-4800
acidelrei@acidelrei.com.br

Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei MG . ACI DEL-REI. Todos os Direitos Reservados